top of page
card_sem_logo.png

Ação global para mães na ciência

Apresentamos o movimento global de mães na ciência, liderado por Mothers in Science (MiS) em parceria com o PiS. Somos uma coalizão de indivíduos e organizações de todo o mundo com um objetivo comum: exigir de nossos líderes uma ação imediata para apoiar as mães na ciência e promover políticas para eliminar desigualdades sistêmicas e aumentar a retenção de mulheres em STEMM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina).

Plano de Ação para Agências de Fomento

Criamos um plano de ação para agências de fomento delineando um conjunto de estratégias ​​para promover a inclusão de mães e cuidadoras e diminuir a lacuna de gênero no financiamento de pesquisas.

As barreiras sistêmicas relacionadas à maternidade - coletivamente conhecidas como "parede materna" ou "penalidade da maternidade" - contribuem para as disparidades de gênero bem documentadas no STEMM. A pandemia de COVID-19 agravou essa situação, com um impacto negativo duradouro no avanço da carreira das mães, especialmente das mães negras.

Embora um progresso considerável tenha sido feito nas últimas décadas para atrair mais mulheres para o setor STEMM, a persistente sub-representação de mulheres em muitos campos e disciplinas, e particularmente em posições de liderança, revela um problema crônico de retenção de mulheres causado por uma cultura de preconceito e discriminação.

Solicitamos às agências de fomento medidas imediatas para implementar novas políticas e melhorar as existentes, para promover a equidade de gênero e garantir que as mães e outras cuidadoras tenham oportunidades iguais de progressão nos estágios mais críticos de suas carreiras.

As agências de fomento são atores-chave para a mudança sistêmica e para diminuir a lacuna de gênero no STEMM, pois o acesso ao financiamento da pesquisa é fundamental para a produção científica e o avanço na carreira. No entanto, estudos mostram que as mulheres têm taxas de sucesso mais baixas no financiamento de pesquisas devido ao preconceito de gênero, destacando a necessidade urgente de ação.

Nosso plano de ação para agências de financiamento propõe recomendações de políticas para 1) eliminar preconceitos inconscientes no processo de avaliação, 2) garantir uma distribuição equitativa de recursos de financiamento de pesquisa e 3) promover a inclusão de mães e cuidadoras.

Finalmente, acreditamos que abordar de forma significativa as questões de equidade e inclusão em STEMM requer agir considerando interseccionalidades, incluindo raça, etnia, gênero, orientação sexual e deficiência.

Para baixar o Plano de Ação para Agências de Fomento acesse:

logo branca.png
bottom of page