top of page
Mãe e bebê no chão
PA1.png

AMANHÃ - EDIÇÃO 2023



 

ATENÇÃO!
As inscrições para o programa Amanhã estão encerradas!

INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO

 

 

 

Assista ao vídeo com informações importantes sobre o processo seletivo

    Garantir a permanência das alunas mães no ensino superior, bem como a conclusão dos cursos, é uma das ações fundamentais para que o efeito tesoura (que demonstra que a proporção de mulheres na ciência vai caindo com a progressão da carreira) comece a ser combatido. Neste contexto, o programa AMANHÃ do Movimento Parent in Science surge como apoio para as mães, alunas de graduação através de auxílio financeiro. As inscrições iniciam dia 15/05/2023.

Atenção!


Ao clicar no botão "Inscrições" abaixo, você será redirecionada para um vídeo em nosso canal do Youtube. Por favor, assista ao vídeo antes de seguir para o link do formulário que está disponível na descrição do vídeo.

 

Obrigada pela atenção!

AMANHÃ - EDIÇÃO 2022

Nesta edição do Amanhã, focamos em alunas de graduação, mães, que realizam estágios de iniciação científica de forma voluntária (sem remuneração).

07.png
PA2.png

Ajude a mudar o amanhã!

Para contribuir com qualquer valor,  faça um pix para parentinscience@gmail.com ou assine um dos nossos planos mensais da rede APOIE.

A história do Programa Amanhã

Em 2020, o mundo foi impactado de maneira avassaladora pela Pandemia de COVID-19. E a academia também sentiu este impacto.

Realizamos um estudo com participação de cerca de 10 mil estudantes de pós-graduação de todo o Brasil, onde vimos que menos de 10% das alunas de pós-graduação que eram mães estavam conseguindo seguir normalmente com o desenvolvimento de suas dissertações e teses naquele momento, em contraste com 20% dos pais e cerca de 35% dos homens e mulheres sem filhos. As consequências do aprofundamento das dificuldades de conciliação da maternidade com a pós-graduação certamente foram devastadoras.

Neste contexto, o programa AMANHÃ surgiu como uma forma de apoio para as alunas mães.

Edição 2021

Os dados da nossa pesquisa da pandemia mostraram que as mães alunas de pós-graduação foram imensamente afetadas pela pandemia, quanto à possibilidade de dar continuidade ao desenvolvimento de suas teses e dissertações. Os números foram particularmente chocantes para as mães negras: menos de 10% avançavam com suas teses e dissertações durante o período de isolamento social no Brasil.

Sabendo que a situação financeira de milhares de famílias foi gravemente afetada pela pandemia, decidimos criar um programa de apoio financeiro às mães, com o objetivo de diminuir as chances de a pandemia ser mais um fator a contribuir para a evasão de alunas dos cursos de pós-graduação.

Nosso Movimento não possui nenhum tipo de recurso financeiro próprio. Portanto, contamos com nossa rede para implementar o programa Amanhã. E foi lindo! Nossa rede se uniu e por meio de uma campanha de financiamento coletivo, arrecadamos R$ 120.000,00. Com essa verba, estamos apoiando financeiramente 29 estudantes de pós-graduação que são mães. A maioria delas são mulheres negras ou indígenas e mães solo.

logo branca.png
bottom of page